quinta-feira, 26 de julho de 2007

Campanha Contra o sobreendividamneto (ESTA A VENDA)



Esta, trata-se de uma campanha desenvolvida para a cadeira de Projecto do 4º ano do cusro de design de comunicação. Sendo um projecto de foro académico, é um projecto ambicioso, complexo e problemático no que concerne à sua Temática. O soobrendividamento, é um problema actual e nacional. Apesar de esta ser uma iniciativa algo ambiciosa, trata-se sobretudo de uma tentativa de alerta para este flagelo que atinge milhares de famílias Portuguesas.

A originalidade e criatividade das peças desenvolvidas não passam indiferentes, muito pelo contrário, esta campanha é declaradamente marcante e de forte impacto. A comunicação postas nas ruas e casas através meios impressos e audiovisuais mostram-se cativantes, inquietantes, incomodativas e até mesmo suscitando reacções de intimísmo, vergonha e auto-critica. É de referir que todos os objectos apresentados são maquetas não arte-finalizadas que sofreriam alterações de pós-produção. As imagens a utilizar seriam fotografadas e tratadas.

Posto isto, todo o plano de actuação foi delineado por forma a criar uma dinâmica de comunicação intencionalmente presente em fases de activação especificas por forma a tornar esta campanha dinâmica e marcante em momentos chave definidos.
Para que esta campanha não caísse no esquecimento nunca se poderia ficar por uma duração de 6 meses, toda ela teria de ser uma acção concertada e articulada a longo prazo para que a vinculação da mensagem fosse ainda mais forte. Teria de existir um reforço constante para que o problema não fosse esquecido e a mudança de atitude não fosse momentânea mas sim um hábito de vida.

Com isto teriam de ser accionados novas campanhas e mecanismos de reforço da mensagem. Posto isto seriam feitos estudos que demonstrasse resultados.

Sabemos bem a força das grandes agências e empresas de crédito e instituições bancárias, e por esse motivo, caso esta campanha fosse para as ruas, ir-se-ia travar uma luta acesa e complicada. Mas mesmo sabendo das difículdades que toda esta activação acarretaria, este trata-se de um problema social que precisa de ser combatido de alguma forma. Nós enquanto designers encontra-mos um problema cívico e social, actual e pulémico, real e complexo, assim foi também enquanto designers que encontramos a melhor forma comunicacional de combater este flajelo, que atinge de forma devastadora milhares de agregados familiares. Este trata-se de um problema conhecido de todos, mas que da mesma forma que é conhecido, da mesma forma ele é escondido e dissimulado, por forma a que quem ganha ganhe mais, às custas das fragilidades intelectuais de outros.

Assim este projecto vem alertar para um problema que precisa de ser combatido, tendo sido ele analisado e conceptualizado. Os meios colocados ao dispor das acções e estratégias criadas servem os objectivos delineados.

Desevolvido por: HENRIQUE PRATES (limppinhocodex@gamil.com) e GUSTAVO GONÇALVES

Distinguído com 18 VALORES (projecto final de curso)

3 comentários:

Sara disse...

Epá, já tinha visto e deixa-me que te diga que sim senhora, gosto!

achibi disse...

Estão mt fixe as campanhas!! Parabéns!

Anónimo disse...

ADOREI!!!

Continuem k têm futuro ;)
so rir =)))
Anita